A sua segurança

A sua segurança está em primeiro lugar em tudo o que fazemos.

Se os seus dados não estão seguros, não são privados. É por isso que nos certificamos de que os serviços Google como a Pesquisa Google, o Maps e o YouTube estão protegidos por uma das infraestruturas de segurança mais avançadas do mundo.

A encriptação mantém os seus dados privados em movimento

A encriptação fornece um nível mais elevado de segurança e de privacidade para os nossos serviços. Quando realiza ações como enviar um email, partilhar um vídeo, visitar um Website ou armazenar as suas fotos, os dados criados por si movem-se entre o seu dispositivo, os serviços Google e os nossos centros de dados. Protegemos estes dados com várias camadas de segurança, incluindo tecnologia de encriptação avançada como HTTPS e Transport Layer Security.

A nossa infraestrutura na nuvem protege os seus dados 24 horas por dia, 7 dias por semana

Desde centros de dados personalizados até cabos de fibra submarinos que transferem dados entre continentes, a Google opera uma das infraestruturas na nuvem mais seguras e fiáveis do mundo. Essa infraestrutura é continuamente monitorizada para proteger os seus dados e disponibilizá-los no momento certo. Na verdade, distribuímos dados através de vários centros de dados para que, em caso de incêndio ou desastre, possam ser transferidos de forma automática e totalmente integrada para locais estáveis e seguros.

A deteção de ameaças ajuda a proteger os nossos serviços

Monitorizamos continuamente os nossos serviços e a infraestrutura subjacente para protegê-los contra ameaças, incluindo spam, programas maliciosos, vírus e outras formas de código malicioso.

Não concedemos aos governos acesso direto aos seus dados

Nunca concedemos acesso "secreto" aos seus dados ou aos nossos servidores onde estão armazenados os seus dados. Isso significa que nenhuma entidade governamental, norte-americana ou outra, tem acesso direto às informações dos nossos utilizadores. Há alturas em que recebemos pedidos de dados de utilizadores enviados por organismos de aplicação da lei. A nossa equipa jurídica avalia esses pedidos e recusa os que forem excessivamente genéricos ou não seguirem o processo correto. Temos vindo a esforçar-nos por sermos transparentes acerca desses pedidos de dados no nosso Relatório de Transparência.

A encriptação não inclui apenas a foto da Torre Eiffel

A encriptação do Gmail mantém os emails privados

Desde o primeiro dia, o Gmail é compatível com ligações encriptadas, o que dificulta a leitura do que está a enviar por pessoas mal intencionadas. O Gmail também o avisa sobre possíveis riscos de segurança, como quando recebe um email não enviado através de uma ligação encriptada.

O envelope de email do Gmail ativa um sinal de aviso do Security Scanner

A proteção contra spam do Gmail elimina emails suspeitos

Muitos ataques de programas maliciosos e de phishing começam com um email. A segurança do Gmail protege-o contra spam, ataques de phishing e programas maliciosos melhor do que qualquer outro serviço de email. O Gmail analisa padrões retirados de milhares de milhões de mensagens para identificar caraterísticas de emails marcados como spam pelos utilizadores e, em seguida, utiliza esses marcadores para bloquear emails suspeitos ou perigosos antes mesmo de os receber. Pode contribuir ao selecionar "Denunciar spam" para emails suspeitos que receber.

A aprendizagem automática e a inteligência artificial ajudam o filtro de spam do Gmail a ser ainda mais preciso. Agora acaba com 99,9% do spam na sua caixa de entrada.

Navegador Chrome com o progresso da atualização de segurança

O Chrome atualiza automaticamente a segurança do seu navegador

As tecnologias de segurança estão sempre a mudar, pelo que manter a sua segurança significa estar atualizado. É por isso que o Chrome executa verificações regularmente para garantir que a versão do navegador que está a utilizar é atualizada com as mais recentes correções de erros de segurança, proteções contra programas maliciosos e sites fraudulentos e muito mais. O Chrome é atualizado automaticamente, pelo que está protegido pela tecnologia de segurança do Chrome mais recente.

Aplicação prejudicial entra furtivamente no dispositivo

O Google Play mantém aplicações potencialmente prejudiciais longe do seu telemóvel

Uma das maiores vulnerabilidades de segurança do seu dispositivo podem ser as aplicações instaladas. O nosso sistema de deteção sinaliza aplicações potencialmente prejudiciais antes mesmo de chegarem à Play Store. Se não tivermos a certeza de que uma aplicação é segura, esta é revista de forma manual por membros da equipa de segurança do Android. À medida que aperfeiçoamos o nosso sistema de deteção, reavaliamos as aplicações já disponíveis no Google Play e removemos aquelas que possam ser prejudiciais de modo a não chegarem ao seu dispositivo.

O Google bloqueia anúncios maliciosos e enganadores

A sua experiência online pode ficar arruinada por anúncios que incluem programas maliciosos, ocultam conteúdos que está a tentar ver, promovem artigos falsificados ou violam de outro modo as nossas políticas de publicidade. Encaramos este problema com muita seriedade. Todos os anos, a nossa combinação de revisores em tempo real e de software sofisticado bloqueia quase mil milhões de anúncios maliciosos. Também lhe fornecemos ferramentas para denunciar anúncios ofensivos e controlar os tipos de anúncio apresentados. Publicamos ativamente as nossas estatísticas e práticas recomendadas para ajudar a tornar a Internet mais segura para todos.

Proteção de segurança e lista de verificação da Google

Proteger a sua conta com a Verificação de segurança

A primeira coisa que pode fazer para proteger a sua Conta Google é efetuar a Verificação de segurança. Criámos esta funcionalidade para o ajudar a verificar se as suas informações de recuperação estão atualizadas e se os Websites, as aplicações e os dispositivos associados à sua conta são os que ainda utiliza e em que confia. Se algo parecer suspeito, pode alterar de imediato as definições ou a palavra-passe. A Verificação de segurança demora apenas alguns minutos e pode efetuá-la as vezes que pretender.

Efetuar a Verificação de segurança
O Gmail recebe um alerta de atividade suspeita

Receber alertas de atividade suspeita

Para proteger a sua conta contra pessoas maliciosas, estamos atentos a qualquer atividade invulgar e notificamo-lo quando algo parecer estranho. Por exemplo, se um dispositivo desconhecido tentar iniciar sessão na sua conta ou se as suas informações de recuperação de conta forem alteradas, é contactado de imediato para confirmar se é uma atividade sua. As notificações são enviadas por email, mas também pode inscrever-se para receber mensagens de texto no seu telemóvel.

Início de sessão no dispositivo e no navegador com o mesmo código de validação

Reforçar o início de sessão para evitar ataques

Uma palavra-passe forte detém hackers e mantém a sua conta protegida. Para criar uma boa palavra-passe, certifique-se de que é exclusiva, que contém uma combinação de letras, números e símbolos e que está a utilizá-la apenas no Google.

Também ajudamos a manter a sua conta mais segura ao oferecer uma Validação em dois passos. Com a Validação em dois passos, é preciso mais do que a sua palavra-passe para iniciar sessão na sua conta. Esta opção pode ser um código de seis dígitos enviado para o seu telemóvel ou, para uma proteção adicional contra phishing, uma Chave de segurança que insere na porta USB do seu computador.

O navegador mostra palavras-passe protegidas no Chrome

Proteger-se com estas ferramentas de segurança por palavra-passe

Ao permitir que o gestor de palavras-passe incorporado do Chrome memorize as suas palavras-passe para diferentes Websites, é mais fácil para si utilizar palavras-passe exclusivas e fortes para cada site. Também pode adicionar um Alerta de palavra-passe, uma extensão do Chrome que ajuda a evitar ataques de phishing através de um aviso quando introduz a sua palavra-passe do Google num site não pertencente à Google.

O Google Maps no navegador localiza um telemóvel perdido que foi bloqueado remotamente

Salvaguardar a sua conta se perder o telemóvel

Em caso de perda ou de roubo do seu telemóvel, basta aceder a A minha conta para proteger os seus dados seguindo alguns passos rápidos. Quer tenha um dispositivo Android ou iOS, pode localizar e bloquear o mesmo, alterar a sua palavra-passe, adicionar uma mensagem personalizada ao ecrã principal ou até mesmo apagar todos os dados no seu telemóvel.