A sua segurança

A sua segurança está em primeiro lugar em tudo o que fazemos.

Se os seus dados não estão seguros, não são privados. É por isso que nos certificamos de que os serviços Google como a Pesquisa Google, o Google Maps e o YouTube estão protegidos por uma das infraestruturas de segurança mais avançadas do mundo.

A encriptação mantém os seus dados privados em movimento

A encriptação fornece um nível mais elevado de segurança e de privacidade para os nossos serviços. Quando realiza ações como enviar um email, partilhar um vídeo, visitar um Website ou armazenar as suas fotos, os dados criados por si movem-se entre o seu dispositivo, os serviços Google e os nossos centros de dados. Protegemos estes dados com várias camadas de segurança, incluindo tecnologia de encriptação avançada como HTTPS e Transport Layer Security.

A nossa infraestrutura na nuvem protege os seus dados 24 horas por dia, 7 dias por semana

Desde centros de dados personalizados até cabos de fibra submarinos que transferem dados entre continentes, a Google opera uma das infraestruturas na nuvem mais seguras e fiáveis do mundo. Essa infraestrutura é continuamente monitorizada para proteger os seus dados e disponibilizá-los no momento certo. Na verdade, distribuímos dados através de vários centros de dados para que, em caso de incêndio ou desastre, possam ser transferidos de forma automática e totalmente integrada para locais estáveis e seguros.

A deteção de ameaças ajuda a proteger os nossos serviços

Monitorizamos continuamente os nossos serviços e a infraestrutura subjacente para protegê-los contra ameaças, incluindo spam, programas maliciosos, vírus e outras formas de código malicioso.

Não concedemos aos governos acesso direto aos seus dados

Nunca concedemos acesso "secreto" aos seus dados ou aos nossos servidores onde estão armazenados os seus dados. Isso significa que nenhuma entidade governamental, norte-americana ou outra, tem acesso direto às informações dos nossos utilizadores. Há alturas em que recebemos pedidos de dados de utilizadores enviados por organismos de aplicação da lei. A nossa equipa jurídica avalia esses pedidos e recusa os que forem excessivamente genéricos ou não seguirem o processo correto. Temos vindo a esforçar-nos por sermos transparentes acerca desses pedidos de dados no nosso Relatório de Transparência.

A encriptação não inclui apenas a foto da Torre Eiffel

A encriptação do Gmail mantém os emails privados

Desde o primeiro dia, o Gmail é compatível com ligações encriptadas, o que dificulta a leitura do que está a enviar por pessoas mal intencionadas. O Gmail também o avisa sobre possíveis riscos de segurança, como quando recebe um email não enviado através de uma ligação encriptada.

O envelope de email do Gmail ativa um sinal de aviso do Security Scanner

A proteção contra spam do Gmail elimina emails suspeitos

Muitos ataques de programas maliciosos e de phishing começam com um email. A segurança do Gmail protege-o contra spam, ataques de phishing e programas maliciosos melhor do que qualquer outro serviço de email. O Gmail analisa padrões retirados de milhares de milhões de mensagens para identificar caraterísticas de emails marcados como spam pelos utilizadores e, em seguida, utiliza esses marcadores para bloquear emails suspeitos ou perigosos antes mesmo de os receber. Pode contribuir ao selecionar "Denunciar spam" para emails suspeitos que receber.

A aprendizagem automática e a inteligência artificial ajudam o filtro de spam do Gmail a ser ainda mais preciso. Agora acaba com 99,9% do spam na sua caixa de entrada.

Navegador Chrome com o progresso da atualização de segurança

O Chrome atualiza automaticamente a segurança do seu navegador

As tecnologias de segurança estão sempre a mudar, pelo que manter a sua segurança significa estar atualizado. É por isso que o Chrome executa verificações regularmente para garantir que a versão do navegador que está a utilizar é atualizada com as mais recentes correções de erros de segurança, proteções contra programas maliciosos e sites fraudulentos e muito mais. O Chrome é atualizado automaticamente, pelo que está protegido pela tecnologia de segurança do Chrome mais recente.

Aplicação prejudicial entra furtivamente no dispositivo

O Google Play mantém aplicações potencialmente prejudiciais longe do seu telemóvel

Uma das maiores vulnerabilidades de segurança do seu dispositivo podem ser as aplicações instaladas. O nosso sistema de deteção sinaliza aplicações potencialmente prejudiciais antes mesmo de chegarem à Play Store. Se não tivermos a certeza de que uma aplicação é segura, esta é revista de forma manual por membros da equipa de segurança do Android. À medida que aperfeiçoamos o nosso sistema de deteção, reavaliamos as aplicações já disponíveis no Google Play e removemos aquelas que possam ser prejudiciais de modo a não chegarem ao seu dispositivo.

O Google bloqueia anúncios maliciosos e enganadores

A sua experiência online pode ficar arruinada por anúncios que incluem programas maliciosos, ocultam conteúdos que está a tentar ver, promovem artigos falsificados ou violam de outro modo as nossas políticas de publicidade. Encaramos este problema com muita seriedade. Todos os anos, a nossa combinação de revisores em tempo real e de software sofisticado bloqueia quase mil milhões de anúncios maliciosos. Também lhe fornecemos ferramentas para denunciar anúncios ofensivos e controlar os tipos de anúncio apresentados. Publicamos ativamente as nossas estatísticas e práticas recomendadas para ajudar a tornar a Internet mais segura para todos.

Principais sugestões para o ajudar a manter-se seguro online

Mantenha as suas contas online e os dados pessoais protegidos com estas sugestões rápidas.

  • Proteja os seus dispositivos.

  • Evite tentativas de phishing.

  • Navegue na Internet com segurança.

Proteção de segurança e lista de verificação da Google

Crie palavras-passe fortes.

Criar uma palavra-passe forte e segura é o passo mais importante para proteger as suas contas online. Pode fazê-lo através de um conjunto de palavras que não irá esquecer, mas que seja difícil para outras pessoas adivinharem. Também pode utilizar uma frase longa e criar uma palavra-passe com as primeiras letras de cada palavra. Para a tornar ainda mais forte, certifique-se de que tem, pelo menos, 8 carateres, pois quanto maior for a palavra-passe, mais forte é.

Se lhe for pedido para criar respostas a perguntas de segurança, considere utilizar respostas falsas para as tornar ainda mais difíceis de adivinhar.

Nunca utilize a mesma palavra-passe duas vezes.

Utilize palavras-passe exclusivas para cada conta.

Utilizar a mesma palavra-passe para iniciar sessão em várias contas, como a sua Conta Google, perfis de redes sociais e Websites de retalho, aumenta o risco de segurança. É como utilizar a mesma chave para trancar a sua casa, automóvel e escritório: se alguém tiver acesso a uma, todas podem ficar comprometidas.

Mantenha um registo das várias palavras-passe.

Um gestor de palavras-passe, como o Google Smart Lock no navegador Chrome, ajuda-o a proteger e a manter um registo de todas as palavras-passe para as suas diferentes contas online. Pode até manter um registo das suas respostas a perguntas de segurança e gera palavras-passe aleatórias para si.

Defenda-se contra hackers através da validação em dois passos.

A validação em dois passos ajuda a afastar todas as pessoas que não devem ter acesso à sua conta ao pedir a utilização de um fator secundário além do nome de utilizador e da palavra-passe para iniciar sessão na sua conta. Por exemplo, com o Google, pode ser um código de seis dígitos gerado a partir da aplicação Google Authenticator ou uma mensagem na sua aplicação Google para aceitar o início de sessão a partir de um dispositivo fidedigno.

Para obter mais proteção contra phishing, pode utilizar uma Chave de segurança física inserida na porta USB do computador ou ligada ao dispositivo móvel através de NFC (Comunicação a curta distância) ou Bluetooth.

Mantenha o software atualizado.

Para se proteger contra vulnerabilidades de segurança, utilize sempre software atualizado no sistema operativo, nos plug-ins ou nos editores de documentos do navegador de Internet. Quando receber notificações para atualizar o software, faça-o assim que possível.

Reveja o software que utiliza frequentemente para se certificar de que está sempre a executar as versões mais recentes disponíveis. Alguns serviços, incluindo o navegador Chrome, são atualizados automaticamente.

Utilize um bloqueio de ecrã.

Quando não estiver a utilizar o computador, o portátil, o tablet ou o telemóvel, bloqueie o ecrã para impedir o acesso por parte de outras pessoas. Para segurança adicional, defina o seu dispositivo para ficar bloqueado automaticamente quando entra em suspensão.

Bloqueie o seu telemóvel se o perder.

Caso perca o seu telemóvel ou este seja roubado, aceda a A minha conta e selecione "Localizar o telemóvel" para proteger os seus dados em alguns passos rápidos. Quer tenha um dispositivo Android ou iOS, pode localizá-lo ou bloqueá-lo remotamente para que ninguém o consiga utilizar e aceder às suas informações pessoais.

O navegador mostra palavras-passe protegidas no Chrome

Mantenha as aplicações potencialmente prejudiciais longe do seu telemóvel.

Transfira sempre as suas aplicações para dispositivos móveis a partir de uma fonte fidedigna. Para ajudar a proteger os dispositivos Android, o Google Play Protect executa uma verificação de segurança nas aplicações da Google Play Store antes de as poder transferir e verifica periodicamente o seu dispositivo para detetar aplicações potencialmente prejudiciais de outras fontes.

Para manter os seus dados protegidos:

  • Reveja as aplicações e elimine as que já não utiliza.
  • Aceda às definições da loja de aplicações e ative as atualizações automáticas.
  • Dê acesso a dados confidenciais, como a sua localização e as suas fotos, apenas a aplicações em que confia.

Tenha cuidado com os esquemas de email, os presentes e os prémios falsos.

As mensagens de estranhos são sempre suspeitas, sobretudo se parecerem demasiado boas para serem verdade, como ao declararem que ganhou algo, oferecerem prémios por concluir um inquérito ou promoverem formas rápidas de ganhar dinheiro. Nunca clique em links suspeitos e nunca introduza informações pessoais em formulários e inquéritos questionáveis.

Tenha cuidado com os pedidos de informações pessoais.

Não responda a emails, mensagens instantâneas ou janelas de pop-up suspeitas que solicitem informações pessoais, como palavras-passe, os números da conta bancária e do cartão de crédito ou mesmo a sua data de nascimento. Mesmo que a mensagem tenha origem num site fidedigno, como o seu banco, nunca clique no link nem envie uma mensagem de resposta. É melhor aceder diretamente ao respetivo Website ou aplicação para iniciar sessão na sua conta.

Não se esqueça, os sites e os serviços legítimos não enviam mensagens a solicitar palavras-passe ou informações financeiras por email.

Tenha cuidado com os roubos de identidade.

Se alguém que conhece lhe enviar um email, mas a mensagem parecer esquisita, a respetiva conta pode ter sido pirateada.

Procure:

  • Pedidos urgentes de dinheiro
  • A pessoa afirma estar sem meios noutro país
  • A pessoa afirma que o seu telemóvel foi roubado e não lhe pode ligar

Não responda à mensagem nem clique em nenhum link, exceto se puder confirmar que o email é legítimo.

Confirme os ficheiros antes de os transferir.

Alguns ataques de phishing sofisticados podem ocorrer através de documentos e anexos PDF infetados. Se se deparar com um anexo suspeito, utilize o Chrome ou o Google Drive para o abrir em segurança e reduzir o risco de infeção do seu dispositivo. Se for detetado um vírus, será apresentado um aviso.

Utilize redes seguras.

Tenha cuidado ao utilizar redes Wi-Fi públicas ou gratuitas, mesmo aquelas que necessitam de uma palavra-passe. Quando estabelece ligação a uma rede pública, qualquer pessoa nas redondezas pode monitorizar a sua atividade na Internet, como os Websites a que acede e as informações que introduz nos sites. Se a rede Wi-Fi pública ou gratuita for a sua única opção, o navegador Chrome informa-o na barra de endereços se um site é seguro.

Procure ligações seguras antes de introduzir informações confidenciais.

Quando estiver a navegar na Web, e sobretudo se pretender introduzir informações confidenciais, como uma palavra-passe ou os detalhes de um cartão de crédito, certifique-se de que a ligação aos sites a que acede é segura. Um URL seguro começa por HTTPS. O navegador Chrome mostra um ícone de cadeado fechado verde no campo URL e indica "Seguro". Se não for seguro, indica "Não seguro". O HTTPS ajuda a manter a navegação segura ao proteger a ligação do navegador ou de uma aplicação aos Websites a que acede.