Os seus dados

Queremos que saiba quais os dados que recolhemos e utilizamos.

Quanto utiliza os serviços Google, confia-nos os seus dados. É da nossa responsabilidade sermos claros em relação aos dados que recolhemos e ao modo como os utilizamos para que os nossos serviços funcionem melhor para si.

Eis os três principais tipos de dados que recolhemos:

Coisas que faz

Quando utiliza os nossos serviços, por exemplo, ao fazer uma pesquisa no Google, obter direções no Google Maps ou ver um vídeo no YouTube, recolhemos dados para que estes serviços funcionem para si. Isto pode incluir:

  • Coisas que pesquisa
  • Websites que visita
  • Vídeos que vê
  • Anúncios em que clica ou toca
  • A sua localização
  • Informações do dispositivo
  • Endereço IP e dados de cookies

Coisas que cria

Se tiver sessão iniciada na sua Conta Google, armazenamos e protegemos aquilo que criar através dos nossos serviços. Isto pode incluir:

  • Emails enviados e recebidos no Gmail
  • Contactos que adicionar
  • Eventos do Calendário
  • Fotos e vídeos que carregar
  • Documentos, Folhas de cálculo e Apresentações no Drive

Coisas que o identifiquem

Quando se inscreve numa Conta Google, guardamos as informações básicas que nos fornece. Isto pode incluir:

  • Nome
  • Endereço de email e palavra-passe
  • Aniversário
  • Sexo
  • Número de telefone
  • País
Google Maps num smartphone

Como o Google Maps obtém locais mais rapidamente

Quando utiliza a aplicação Google Maps, o seu telemóvel envia fragmentos de dados anónimos acerca da sua localização para a Google. Isto é combinado com dados de pessoas próximas de si para reconhecer padrões de trânsito. Por exemplo, o Maps consegue detetar quando um elevado número de veículos está a mover-se lentamente ao longo da mesma rua e indicar-lhe que existe muito trânsito. Assim, na próxima vez que o Maps o avisar de um acidente e o redirecionar para um trajeto mais rápido, deve agradecer o atalho aos dados dos outros condutores.

Barra da Pesquisa Google com preenchimento automático

Como o Google preenche automaticamente as suas pesquisas

Sabe quando pesquisa algo e comete uma gralha e, de alguma forma, o Google sabe o que quis dizer? O nosso modelo de correção ortográfica utiliza os dados das pessoas que cometeram o mesmo erro antes para fazer a correção por si. É assim que sabemos que, quando escreve "Barsalona", provavelmente quis dizer "Barcelona".

O histórico de pesquisas também pode ajudar o Google a preencher automaticamente as suas pesquisas. Por exemplo, se pesquisou anteriormente "voos de Barcelona", podemos sugerir isto mesmo na caixa de pesquisa antes de terminar de escrever. Se for fã do clube de futebol e pesquisar frequentemente "resultados do Barcelona", podemos sugerir isso de imediato.

Separador do Chrome com um formulário preenchido através do preenchimento automático

Como o Chrome preenche formulários por si

Sempre que efetua uma compra ou cria uma conta online, perde tempo a preencher formulários com as suas informações pessoais. Quando utiliza o Chrome, podemos guardar, por exemplo, o seu nome, endereço, número de telefone, endereço de email e informações de pagamento de modo a preenchermos automaticamente esses formulários por si. Pode sempre editar campos específicos preenchidos automaticamente ou desativar esta definição.

Barra da Pesquisa Google com foto do perfil e botão de resultados privados

Como a Pesquisa Google ajuda a encontrar as suas próprias informações

A Pesquisa Google pode obter informações úteis a partir do Gmail, do Google Fotos, do Calendário Google e muito mais, bem como apresentar as mesmas nos seus resultados da pesquisa privados para que não precise de realizar a procura. Basta pesquisar, por exemplo, "a minha consulta no dentista", "mostrar as minhas fotos na praia" ou "onde fica a minha reserva de hotel". Desde que tenha sessão iniciada, obtemos essas informações de outros serviços Google e fornecemos as mesmas num único passo.

Balões de chat entre um utilizador e o Assistente do Google

Como o Assistente do Google pode ajudar a realizar as suas tarefas

Quer esteja em casa ou em viagem, o Assistente do Google está sempre pronto a ajudar. Quando faz uma pergunta ao Assistente ou lhe diz o que fazer, este utiliza dados de outros serviços Google para obter aquilo de que necessita. Por exemplo, se perguntar "Que cafés existem nas proximidades?" ou "Preciso de um guarda-chuva amanhã?", o Assistente utiliza informações do Maps e da Pesquisa, bem como a sua localização, os seus interesses e as suas preferências para lhe dar a resposta mais relevante. Pode sempre aceder à ferramenta A minha atividade para ver ou eliminar os dados recolhidos das interações com o Assistente.

Assumir o controlo da sua experiência Google

Eis algumas ferramentas que pode utilizar a qualquer momento para gerir a sua privacidade.

Navegador com apresentação de A minha conta

Controlar as suas definições de privacidade em A minha conta

Quer tenha ou não uma Conta Google, escolhe os tipos de dados que permitem que os serviços Google funcionem melhor para si. A minha conta dá-lhe acesso rápido a ferramentas que ajudam a gerir as suas informações pessoais e a proteger a sua privacidade.

Pesquisas anteriores numa janela do Chrome

Ver os dados da sua conta em A minha atividade

A minha atividade é o local onde pode encontrar tudo aquilo que pesquisou e visualizou através dos nossos serviços. Para se lembrar mais facilmente da sua atividade online anterior, fornecemos-lhe ferramentas para pesquisar por tópico, data e produto. Pode eliminar permanentemente atividades específicas ou até mesmo tópicos na íntegra que não pretende ter associados à sua conta.

Ícone de navegação anónima do Chrome

Navegar na Web em privado com o modo de navegação anónima

O seu histórico da Web pode ajudar a tornar os seus resultados da pesquisa mais úteis. Contudo, há alturas em que pode querer navegar em privado. Caso partilhe um computador com a sua cara-metade, por exemplo, provavelmente não pretende que o seu histórico de navegação estrague o presente de aniversário surpresa que está a pesquisar. Para momentos como este, abra uma janela de navegação anónima no seu computador ou dispositivo móvel para evitar que o Google Chrome guarde o seu histórico de navegação.