Como funcionam os anúncios

Não vendemos as suas informações pessoais a ninguém.

A maior parte da nossa atividade baseia-se na apresentação de anúncios, tanto nos serviços Google como em Websites e aplicações para dispositivos móveis de parceiros da Google. Os anúncios ajudam a manter os nossos serviços gratuitos para todos. Utilizamos os dados para mostrar esses anúncios, mas não vendemos informações pessoais como o seu nome, endereço de email e informações de pagamento.

Utilizamos os dados para tornar os anúncios relevantes

Tentamos mostrar anúncios úteis através da utilização dos dados recolhidos a partir dos seus dispositivos, incluindo as pesquisas efetuadas e a sua localização, os Websites e as aplicações utilizados, os vídeos e os anúncios vistos e as informações pessoais fornecidas à Google, como a sua faixa etária, sexo e tópicos de interesse.

Caso tenha sessão iniciada, e consoante as Definições de anúncios, estes dados indicam os anúncios apresentados em todos os seus dispositivos. Assim, se visitar um Website de viagens no seu computador do emprego, pode ver anúncios relativos a bilhetes de avião para Paris no seu telemóvel mais tarde nessa mesma noite.

Os anunciantes pagam apenas pelos anúncios que as pessoas veem ou nos quais tocam

Quando os anunciantes realizam campanhas publicitárias com a Google, pagam apenas com base no desempenho efetivo desses anúncios e nunca com base nas suas informações pessoais. Tal pode incluir todas as vezes que alguém vê ou toca num anúncio ou realiza uma ação após ver um anúncio, como transferir uma aplicação ou preencher um formulário de pedido.

Mostramos aos anunciantes o desempenho das respetivas campanhas

Fornecemos aos anunciantes dados sobre o desempenho dos respetivos anúncios, mas fazemo-lo sem revelar quaisquer informações pessoais. Em todas as etapas do processo de apresentação de anúncios, mantemos as suas informações pessoais protegidas e privadas.

Como funcionam os anúncios nos serviços Google e em sites de parceiros

Utilizamos os dados para mostrar anúncios úteis para si, tanto nos serviços Google como em Websites e aplicações para dispositivos móveis de parceiros da Google.

Bicicletas de cores diferentes numa janela do navegador

Como funcionam os anúncios da Pesquisa Google

Quando utiliza a Pesquisa Google, podem ser apresentados anúncios junto ou acima dos resultados da pesquisa relevantes. Normalmente, estes anúncios são apresentados pela pesquisa efetuada e pela sua localização. Por exemplo, se pesquisar "bicicletas", pode ver anúncios de bicicletas para venda perto de si.

Noutros casos, utilizamos dados adicionais, como as suas pesquisas anteriores ou os sites visitados, para ajudar a apresentar anúncios mais úteis. Uma vez que já pesquisou "bicicletas", se pesquisar agora "férias", pode ver anúncios da Pesquisa Google acerca de locais para andar de bicicleta durante as férias.

Anúncios Google no Gmail realçados a amarelo

Como funcionam os anúncios do YouTube

Quando vê vídeos no YouTube, pode ver anúncios a serem reproduzidos previamente ou na página do vídeo. Esses anúncios baseiam-se nos vídeos que viu e noutros dados como as pesquisas atuais e recentes no YouTube.

Por exemplo, caso pesquise "sugestões de moda" ou veja vídeos relacionados com beleza, pode ver um anúncio de uma nova série sobre beleza. Estes anúncios ajudam a apoiar os criadores dos vídeos que vê.

Pode ignorar vários anúncios do YouTube se não os quiser ver.

Vídeo do YouTube de uma mulher contente com anúncio pop-up de óculos de sol na moda

Como funcionam os anúncios do Gmail

Os anúncios que vê no Gmail baseiam-se em dados como palavras-chave das mensagens na sua caixa de entrada. Este processo é totalmente automático. Ninguém lê os seus emails para lhe mostrar anúncios.

Por exemplo, se tiver recebido recentemente muitas mensagens sobre fotografia e câmaras, é possível que veja um anúncio de uma oferta especial de uma loja de câmaras local.

Navegador com uma foto do perfil com um anúncio de uma mala verde elegante

Como funcionam os anúncios em sites de parceiros da Google

Muitos Websites e aplicações para dispositivos móveis estabelecem uma parceria com a Google para a apresentação de anúncios. Esses anunciantes decidem apresentar anúncios a determinados "tipos" de público-alvo com base nas informações pessoais que os nossos utilizadores partilharam connosco e nos dados que recolhemos relativamente às suas atividades online: por exemplo, "pessoas do sexo masculino entre 25 e 34 anos interessadas em viagens".

Podemos também mostrar anúncios com base nos sites visitados anteriormente, por exemplo, pode ver um anúncio dos sapatos vermelhos que adicionou ao seu carrinho de compras online, mas que decidiu não comprar. Fazemo-lo, no entanto, sem revelar qualquer informação pessoal, como o seu nome, endereço de email ou informações de faturação.

Assumir o controlo da sua experiência de anúncios Google

Fornecemos-lhe ferramentas para controlar os tipos de anúncio apresentados quando tem ou não sessão iniciada.

Tablet com Definições de anúncios e um anúncio de óculos de sol

Controlar anúncios com base nas suas preferências

Nas Definições de anúncios, pode controlar os anúncios com base nos tópicos em que está interessado. Por exemplo, caso utilize as definições da Personalização de anúncios para informar a Google de que gosta de música pop, pode ver anúncios de lançamentos e concertos futuros perto de si quando tem sessão iniciada no YouTube.

Se desativar a Personalização de anúncios quando tem sessão iniciada, não mostramos anúncios relacionados com os seus interesses nos serviços Google nem nos Websites e nas aplicações de parceiros da Google. Se não tiver sessão iniciada, a desativação da Personalização de anúncios afeta apenas os serviços Google nos quais os anúncios são apresentados.

Anúncio Google de um automóvel verde com um botão para ignorar na parte superior

Remover os anúncios que não pretende ver

Permitimos que utilize a funcionalidade Desativar este anúncio em muitos dos anúncios que mostramos através dos Websites e das aplicações de parceiros da Google. Ao selecionar o "X" no canto do anúncio, pode remover os anúncios que já não considerar relevantes.

Por exemplo, os anúncios de automóveis podem ter sido úteis quando esteve à procura de um automóvel novo, mas, assim que estiver satisfeito a conduzir o seu novo veículo, provavelmente já não pretende ver mais anúncios do Google acerca do automóvel que acabou de comprar.

Caso tenha sessão iniciada, e consoante as Definições de anúncios, este controlo será aplicado nos Websites e nas aplicações de parceiros da Google em todos os dispositivos com sessão iniciada.

Também pode bloquear anúncios sem iniciar sessão através da funcionalidade Bloquear este anunciante nos serviços Google nos quais os anúncios são apresentados.

Anúncio de óculos de sol com um botão de informação no canto superior direito

Saber quais os dados que utilizamos para a apresentação de anúncios

Queremos ajudá-lo a compreender melhor os dados utilizados para lhe mostrar anúncios. A funcionalidade Porquê este anúncio permite-lhe clicar numa mensagem para saber por que motivo está a ver um determinado anúncio. Por exemplo, pode estar a ver um anúncio sobre vestidos por ter acedido a Websites de moda. Em alternativa, caso esteja a ver um anúncio de um restaurante, pode descobrir que isso se deve à sua localização. Este tipo de dados ajuda-nos a apresentar anúncios acerca de coisas que pode considerar úteis. No entanto, não se esqueça de que nunca partilhamos estes dados com os anunciantes.